top of page

Definição

 

Vamos por partes: Grande. Congênito. Melanocítico. Nevo.

 

Nevo é sinônimo de marca de nascença.

 

Melanocítico signifca que é baseado em pigmento. Melanina é o pigmento encontrado na pele humana e normalmente distribuído igualmente por toda a pele. Por outro lado, o nevo melanocitico congênito é composto por células de pigmento mal distribuídas, com alta concentração de melanina.

 

Congênito significa simplesmente “presente no nascimento”. Às vezes as pessoas se confundem sobre o que é congênito e o que é hereditário. Hereditário significa passado de pai para filho e não há evidências de que o nevo melanocitico congênito seja hereditário. Existem casos de gêmeos idênticos, em que uma das crianças nasce com o nevo e a outra não. Não existem relatos de gêmeos, cujas duas crianças nasceram com nevos. Também não existem casos relatados onde uma pessoa com o nevo tenha um filho também portador do nevo. 

 

Grande:

 

O nevo pode estar em qualquer parte do corpo e “esticará” conforme o corpo cresce (e por isso, normalmente clareia com o crescimento). O termo gigante pode ser difícil de definir. Nem todos os médicos usam a mesma definição. Aqui estão as mais comuns:

 

Um nevo poderá ser descrito como grande quando:

 

  • Necessitar de mais de uma cirurgia para ser retirado. Especialistas em remoção podem utilizar esta definição;

  • Cobrem mais de 2% da área total do corpo do paciente, ou é maior que a palma da mão do paciente;

  • Mede mais de 20cm de ancho no adulto. Para aplicar essa definição em uma criança, o nevo é gigante de acordo com a expectativa de estiramento. Por exemplo: uma mancha de 7cm na cabeça ou de 5cm em qualquer lugar do corpo vai se “esticar” até 20cm com o crescimento.

 

Um nevo gigante cobre uma grande parte do corpo, normalmente envolvendo o torso e usualmente acompanhado de satelites. Satelites são nevos melanociticos menores. Quando uma criança nasce com um nevo melanocitico gigante, é comum que estes satélites também estejam precentes no nascimento. Também é comum que pequenos satélites apareçam depois do nascimento. 

 

 

Texto de referência: Nevus Outreach

bottom of page