Sintomas psicológicos
Reações externas
Pessoas com nevos grandes podem atrair muitos olhares, cochichos e dedos apontados, por isso uma criança portadora de um nevo pode sentir-se intimidada.
E dependendo da sua autopercepção, como será tratada e de que forma vê a si mesma, pode sofrer depressão, ansiedade ou baixa auto-estima. Crianças com nevos grandes podem reagir das mais variadas formas.
Adultos portadores de nevos, que sofreram experiências traumáticas enfrentam um desafio significativo. Eles podem sentir que o nevo governa suas escolhas (na hora de decidir o que vestir, ir ou não a praia, ou como se comportar, já que dependendo de onde é o nevo, existe a opção de esconde-lo do mundo exterior), o que pode ser muito frustrante.
Percepções da família
Não é incomum para os membros da família, especialmente as gerações mais velhas, terem a ilusão de que, com o tempo, o nevo vai desaparecer. Alguns nevos clareiam com o tempo, mas não a ponto de não serem mais visíveis.
Alguns membros da família podem insistir que a melhor coisa a fazer é esconder a criança e negar que há algo errado. Psicólogos identificam esse comportamento como uma resposta egoísta enraizada no subconsciente, como resposta ao desconforto relacionado a alguém menos do que perfeito.
Não esconda!
Enfiar a cabeça na areia, a largo prazo, não vai ajudar em nada a uma pessoa que tenha um nevo.
Seja educado assim você pode separar a verdade da ficção, e se envolva para não se sentir sozinho.
Texto de referência: Nevus Outreach