top of page
Anchor 9
O que é

 

Em poucas palavras, um nevo é uma marca de nascença. Mas, há muito mais a aprender do que isso. Existem vários tipos de nevos: epidérmico, nevos melanocíticos e dos tecidos conjuntivos. Nevo Outreach lida com grandes nevos melanocíticos congênitos e gigante. Grandes meios, bem, grande! Congênito significa que está presente ao nascimento. Melanocítico Isso significa que é à base de pigmentos. Quer saber mais? Você provavelmente fazer ... é por isso que você está aqui! 

Anchor 10
Pequeno, grande, gigante

 

Desde nevos podem ser encontradas em qualquer parte do corpo, e crescer como o organismo cresce, o termo grande pode ser difícil de definir. Os médicos não usam as mesmas definições. Aqui estão as mais comuns - o médico pode utilizar qualquer um destes na definição do tamanho de um nevo. Listamos Os indicadores mais comuns que um nevo pode ser descrito como um grande nevo no nosso "O que é um grande / gigante Nevo melanocítico congênito" página.

Anchor 11
Isso é comum?

 

Pequenos nevos melanocíticos são muito comuns. Um em cada 50 a 100 pessoas nasce com um pequeno nevo melanocíticos. Nevos congênitos grandes são mais raros e ocorrem aproximadamente uma vez em cada 20.000 nascimentos. Para nevos congênitos gigantes, a proporção aproximada é de um a cada 500.000 nascimentos.

O que tem de diferente na pele do nevo

 

O nevo vai muito além de uma pele escurecida. Além de produzir aumento da pigmentação, a área coberta por um nevo melanocítico produz muitas vezes aumento na quantidade de pelo da região.

As glândulas sudoríparas podem ser mal formadas ou não existirem na área do nevo, em alguns casos, por essa razão, a pessoa portadora de um nevo grande pode suar mais que a média quando faz exercícios físicos ou se submete a temperaturas muito altas.

Em muitos nevos falta gordura subcutânea, fazendo com que não exista uma camada de gordura regular entre a pele do nevo e o musculo.

Alguns nevos também possuem tumores neurais ou neurofibromas, dentro de suas fronteiras. Estes crescimentos não são dolorosos e são normalmente superfície.

A pele do nevo pode variar entre grossa, com uma aparência enrugada, a fina e frágil.

Anchor 12
Dói?

Ainda que o nevo não cause dor, alguns aspectos da pele afetada podem ser desconfortáveis. A pele do nevo pode coçar, já que falta tecido adiposo, pela mesma razão, como a pele do nevo não é bem “acolchoada”, pode ser afetada pela pressão contínua. 

A pele do nevo também pode ser mais frágil que a pele regular, podendo rasgar-se e arranhar-se com mais facilidade. E isso sim, dói. 

 

Anchor 13
O que causa o nevo

 

O nevo congênito é formado nas primeiras etapas de gestação, dentro do útero, dentro das primeiras 12 semanas de gravidez. É causado por uma falha durante o desenvolvimento do embrião. Não existe nenhum método conhecido de prevenção. Eles aparecem em ambos os sexos, em todas as raças, e em todas as áreas do corpo.

Anchor 14
O que não causa o nevo

 

É normal que os pais se perguntem o que fizeram de errado para que o bebê tenha nascido com o nevo. É importante entender que não existem fatores externos que contribuam para a geração de uma criança portadora de um nevo. Não há nenhuma comprovação entre comportamento de risco dos pais (álcool, drogas, dietas, doenças ou lesões) com a formação de um nevo.

 

Nevos melanocíticos não são hereditários, ou seja, não são transmitidos por herança genética.

Anchor 15
Problemas de saúde

 

Em termos de saúde física, sinais pigmentados têm sido associados ao melanoma, um câncer de pele potencialmente mortal. Além disso, algumas crianças com grande nevos podem ter de melanina,  melanócitos e (ou) nevomelanocytes no seu sistema nervoso central (no cérebro e (ou) medula espinal). Esta condição é conhecida como melanocitose neurocutânea. A maioria das pessoas afetadas não tem problemas neurológicos. No entanto, esta condição pode ser mais delicada. Visite nossa página de "desafios médicos" para saber mais.

 

Ter uma nevo grande também pode ter efeitos psicológicos. Por sua aparência incomum existem desafios sociais a serem superados.

Anchor 16
Que pintas preocupam?

 

Pareceres científicos variam quanto ao risco exato de melanoma, mas a pesquisa atual pode mostrar que o número de crianças nascidas com grandes nevos, que mais tarde desenvolvem melanoma está em torno dos 5%. Todas as manchas, pequenas ou grandes, podem desenvolver melanoma, mas as de maior preocupação são as muito grandes ou de espessura. Estudos indicam que os nevos satélite raramente, ou nunca, desenvolvem melanoma.

Anchor 17
Sinais de melanoma

 

Mudanças no tamanho, cor, textura da superfície, dor, sangramento ou coceira são motivo de preocupação. Tais alterações devem ser avaliadas clinicamente se duram por mais de duas semanas. Além disso, a presença de um nódulo por debaixo da pele do nevo pode ser motivo de preocupação, já que o melanoma pode surgir mais profundo em um nevo de grande dimensão. Se há suspeita de melanoma, uma pequena biopsia é feita para diagnóstico.

Anchor 18
Qual é o tratamento de um nevo congênito?

 

É a pergunta que todo mundo faz, mas não há uma resposta simples. Devido à raridade desta condição, bem como a falta de conhecimento sobre o tema entre os médicos, há uma ampla gama de opinião a respeito de como tratar nevos congênitos grandes. No entanto, há um consenso razoável sobre os primeiros passos de diagnóstico. Converse com o seu médico, que poderá encaminha-lhe a um dermatologista especializado em lesões pigmentadas da pele. Em caso de suspeita NCM, pode ser encaminhado para um neurologista. Estas avaliações podem levar a outros exames, como uma biópsia da pele e/ou de uma ressonância magnética.

 

Clique aqui para saber quais são as opções de tratamento e de remoção.

Anchor 19

Texto de referência: Nevus Outreach

bottom of page