top of page

Remoção

 

Em alguns casos, um nevo grande pode ser removido e substituído com a pele do paciente. A remoção de um nevo é uma grande cirurgia e há muitos aspectos a considerar. Nós preparamos algumas informações básicas sobre a remoção do nevo aqui.

 

Na maioria das vezes, as razões para remover um nevo são relacionadas ao risco de melanoma e por um fator psicossocial. Outras razões para remover um nevo seriam melhorias na  textura, sensação e atividade das glândulas sudoríparas da área afetada.

 

O número de cirurgias de remoção, assim como o resultado pós cirurgico vai depender da área e tamanho do nevo. Neste caso o tempo de tratamento, cicatrizes e propósito real da cirurgia deve ser mensurado antes de uma decisão.

 

Algumas pessoas optam por deixar seu nevo intacto, enquanto outros optam por removê-los. Há boas razões para ambas as escolhas. 

 

 

 

 

Remover o nevo é uma opção?

 

Pequenas nevos podem ser removidos através de uma cirurgia de extração simples. O nevo é extraído e a pele que sobra ao redor é costurada, deixando uma pequena cicatriz. A remoção de um grande nevo congénito, no entanto, exige a substituição da pele afetada. Embora seja quase impossível de remover todas as células de um nevo grande, o objetivo é o de remover o máximo de células melanocíticas possível e, ao mesmo tempo minimizar cicatrizes.

 

O que seria uma cirurgia bem-sucedida para uma pessoa, pode não ser aos olhos de outra. Reduzir ou eliminar o risco de câncer pode ser considerado tão importante, que se pode realmente chamar um procedimento que resulta em cicatrizes feias de “um sucesso.

 

 

 

Risco de câncer: remover ajuda?

 

Ninguém sabe ao certo se a remoção de um nevo reduz ou elimina o risco de câncer de pele. Desde que o câncer de pele se tornou tão comum, é impossível determinar se uma pessoa portadora de um nevo desenvolveu câncer por culpa do nevo ou se o desenvolveria de qualquer maneira. O senso comum diz ser provável que ter um nevo melanocítico congênito grande aumenta as chances de câncer de pele, mas ainda não se entende claramente em quanto este risco seria maior.

O senso comum também determina que a remoção de alguns melanócitos deve reduzir o risco de câncer de pele, mas, novamente, é necessária mais pesquisa para determinar se este benefício seria real.

 

 

 

Quais são os efeitos negativos da remoção do nevo?

 

Procedimentos de remoção são grandes cirurgias  e requerem o uso de anestesia geral. A remoção de um nevo muito grande é realizada em várias excisões cirúrgicas ao longo do tempo. Qualquer cirurgia de grande porte traz risco e a possibilidade de uma recuperação dolorosa. Apenas você e seu médico podem decidir se a remoção do nevo é uma boa opção.

É importante lembrar que um nevo não pode ser removida sem deixar uma cicatriz . Cicatrizes podem ser minimizados nas mãos de um cirurgião experiente e altamente qualificado, e por isso é importante que você procure um cirurgião que você pode confiar.

 

 

 

Como a remoção do nevo grande é realizada?

 

A pele pode ser transferida a partir de outra área do corpo (enxerto), ou a pele adjacente pode ser esticada até cobrir a área onde o nevo foi removido (técnica de expansão de tecidos). Nos dois procedimentos, existem limites que devem ser considerados.

 

A pele pode ser doada por outra pessoa? Não é tão fácil como se poderia pensar. Este procedimento não é feito regularmente e apresenta muitos riscos e desafios. Eles não podem apenas cultivar um pouco de pele artificial como eu vi na TV? Não, desculpe. Essa pele não possui todo o tecido interno de que o paciente necessita, como vasos e gordura. A pele artificial pode manter uma vítima de queimadura viva, mas geralmente não é uma opção viável para a remoção do nevo.

 

 

 

Mais informações sobre a técnica com expansores

 

A partir de 2013, a solução mais prática utilizada pelo maior número de pacientes com grande nevos é chamada de "método de espansão " que  envolve a implantação de um expansor temporário sob a pele do paciente, que é expandido ao longo do tempo . Depois é retirado para que a pele recém expandida seja utilizada para cobrir a área do nevo. O processo pode ser feito em várias partes do corpo, mas existe um limite para o quanto a pele pode ser expandida dependendo de sua localização e do próprio paciente.

Em geral, a técnica é mais facilmente utilizada em bebês do que em pessoas mais velhas, ainda que muitos cirurgiões sejam relutantes sobre o uso de expansores em bebês, existem outros que defendem a técnica embasados por boas razões.

 

 

 

Cicatriz

 

A remoção cirúrgica vai deixar uma cicatriz. Existem pacientes mais propensos a cicatrizes que outros e novamente, os benefícios devem ser considerados. Se houver uma grande quantidade de tensão da pele onde foi feita a cirurgia, as cicatrizes podem ser de pior qualidade. Se uma grande área for removida, irá resultar em mais cicatrizes que se uma área pequena for removida. A qualidade da cicatriz também pode variar dependendo da habilidade do cirurgião.

Via de regra, um nevo removido será “substituído” por uma cicatriz, que pode ser mais chamativa ou mais discreta, dependendo dos fatores citados.

Anchor 1
Anchor 2
Anchor 3
Anchor 4
Anchor 5
Anchor 6
topo

Texto de referência: Nevus Outreach

bottom of page